quinta-feira, 13 de dezembro de 2018

Uma breve análise sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC)


            A escola é uma instituição estruturada que tem como objetivo principal a formação de  cidadãos críticos, cientes de seus direitos e deveres para que atuem de modo transformador na sociedade em que vivem e por isso ela precisa de meios para que esses objetivos sejam alcançados, e um desses meios é o currículo escolar. O currículo então é pensado e produzido para uma sociedade com diferentes contextos sociais, por esse motivo há a necessidade da incorporação de diversos conteúdos que atenda a variedade populacional.
         No Brasil os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) é o documento normativo máximo da educação brasileira, que tem como principal o objetivo, a orientação do trabalho do cotidiano de Professores e especialistas em educação (PCN, 1998). Além dos PCNs, outro documento de extrema importância para a educação Nacional é o BNCC ( Base Nacional Comum Curricular) que “é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais” (BNCC, 2017, p. 7).
         A BNCC e o PCN organizam os conteúdos e orientações pedagógicas em eixos de aprendizagem de acordo com o nível escolar, determinando quais são os assuntos relevantes que precisam ser apreendidos pelos alunos de acordo com o nível de escolaridade em que os mesmos se encontram.
         Assim, a BNCC organiza os conteúdos em relação ao ano escolar, ou seja, para cada ano da vida escolar há uma enumeração de assuntos a serem abordados e consequentemente apreendidos pelos a alunos, em contrapartida o PCN é organizado em ciclos, em que cada ciclo do PCN corresponde a 2 anos escolares da BNCC. Portanto foi comparado o 6° e 7° ano da BNCC com o 3° ciclo do PCN, como também o 8° e 9° ano da BNCC com o 4° ciclo do PCN.
         A BNCC organiza toda a aprendizagem escolar, desde o ensino infantil ao ensino médio, em relação ao ensino de matemática a BNCC é dividida em eixos de aprendizagem, sendo eles: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística. A mesma ainda possui objetivos que devem ser alcançados em cada conteúdo de acordo com cada série escolar. Por sua vez, o PCN organiza os seus objetivos de acordo com ciclos, cada ciclo está equivale a duas séries da BNCC , em relação ao ensino de Mate mática a PCN organiza os seus eixos de aprendizagem em: Números e operações, espaço e forma e grandezas e medidas.






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