A escola é uma instituição estruturada que tem como objetivo principal a
formação de cidadãos críticos, cientes
de seus direitos e deveres para que atuem de modo transformador na sociedade em
que vivem e por isso ela precisa de meios para que esses objetivos sejam
alcançados, e um desses meios é o currículo escolar. O currículo então é pensado
e produzido para uma sociedade com diferentes contextos sociais, por esse
motivo há a necessidade da incorporação de diversos conteúdos que atenda a
variedade populacional.
No
Brasil os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais) é o documento normativo máximo
da educação brasileira, que tem como principal o objetivo, a orientação do
trabalho do cotidiano de Professores e especialistas em educação (PCN, 1998).
Além dos PCNs, outro documento de extrema importância para a educação Nacional
é o BNCC ( Base Nacional Comum Curricular) que “é um documento de caráter
normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens
essenciais” (BNCC, 2017, p. 7).
A
BNCC e o PCN organizam os conteúdos e orientações pedagógicas em eixos de aprendizagem
de acordo com o nível escolar, determinando quais são os assuntos relevantes
que precisam ser apreendidos pelos alunos de acordo com o nível de escolaridade
em que os mesmos se encontram.
Assim,
a BNCC organiza os conteúdos em relação ao ano escolar, ou seja, para cada ano
da vida escolar há uma enumeração de assuntos a serem abordados e
consequentemente apreendidos pelos a alunos, em contrapartida o PCN é
organizado em ciclos, em que cada ciclo do PCN corresponde a 2 anos escolares
da BNCC. Portanto foi comparado o 6° e 7° ano da BNCC com o 3° ciclo do PCN, como
também o 8° e 9° ano da BNCC com o 4° ciclo do PCN.
A
BNCC organiza toda a aprendizagem escolar, desde o ensino infantil ao ensino médio,
em relação ao ensino de matemática a BNCC é dividida em eixos de aprendizagem, sendo
eles: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e
estatística. A mesma ainda possui objetivos que devem ser alcançados em cada conteúdo
de acordo com cada série escolar. Por sua vez, o PCN organiza os seus objetivos
de acordo com ciclos, cada ciclo está equivale a duas séries da BNCC , em
relação ao ensino de Mate mática a PCN organiza os seus eixos de aprendizagem
em: Números e operações, espaço e forma e grandezas e medidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por participar!